Internacionalização das PME - CANDIDATURAS ABERTAS
Internacionalização das PME - CANDIDATURAS ABERTAS
Internacionalização das PME - CANDIDATURAS ABERTAS
BENEFICIÁRIOS
São beneficiários as PME de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica
TIPOLOGIA DE INTERVENÇÕES A APOIAR
Conhecimento de mercados (feiras), prospeção/captação de clientes (incl. missões inversas), marketing internacional e promoção digital, presença online e e-commerce, criação/promoção internacional de marcas, inovação organizacional nas práticas comerciais/rel. externas, qualidade e certificações para mercados externos.
DESPESAS ELEGÍVEIS
São suscetíveis de apoio as operações de internacionalização dos modelos de negócio das PME que visem a adoção de estratégias de negócio mais avançadas e que aumentem a capacidade de integração em cadeias de valor globais, através de ações no domínio de:
Conhecimento, prospeção e presença em mercados externos; (feiras, missões e contactos com novos clientes, missões inversas)
Marketing internacional (campanhas e ações de promoção nos mercados-alvo)
Presença online e e-commerce (loja online/marketplaces, SEO/SEA, social/content, UX, WCM/CRM/Campaign/E-commerce)
Criação e promoção internacional de marcas (conceção e registo de novas marcas)
Inovação organizacional relacionada com as práticas comerciais ou relações externas (novos métodos/práticas de negócio e relações externas orientadas à internacionalização)
Qualidade e certificação específica para os mercados externos (produtos/processos/serviços; inclui serviços ESG (ex.: Rótulo Ecológico, EMAS)
Reforçar a competitividade externa das PME, aumentar a integração em cadeias de valor globais e diversificar mercados, com foco em bens/serviços transacionáveis e internacionalizáveis.
INVESTIMENTO MÍNIMO
200 mil euros
TAXAS DE FINANCIAMENTO
Taxa de financiamento a fundo perdido (não reembonsável) de:
40% - Fase1
50% - Fase 2
PERÍODO DE EXECUÇÃO
Até 24 meses
INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR
Âmbito setorial: todas as atividades transacionáveis, excluindo comércio (Div. 46 e 47), financeiras/seguros (Div. 64–66), defesa (25302, 30400, 84220) e jogos (Div. 92); fora do âmbito empresas de aquicultura e de transformação/comercialização de pescas (FEAMPA). Verifica-se o CAE principal da IES 2024.
Critérios de acesso por Fase:
Fase 1 requer ≥ 200.000 € de Volume Negócios internacional em 2024
Fase 2 para empresas com VN internacional 2024 < 200.000 €.